ADMINISTRAÇÃO - FACE

FÓRUM CRIADO PARA INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACE
 
InícioInício  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Teoria da contingencia

Ir em baixo 
AutorMensagem
licia



Número de Mensagens : 22
Data de inscrição : 19/02/2008

MensagemAssunto: Teoria da contingencia   Ter Out 21, 2008 3:46 pm

TEORIA CONTINGENCIAL


Não se alcança a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional, ou seja, não existe uma forma única e melhor para organizar no sentido de se alcançar os objetivos variados das organizações dentro de um ambiente também variado.

A Teoria Contingencial, apesar de nascida a partir de várias pesquisas para se verificar quais seriam os modelos de estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de empresas, constatou-se que a estrutura ideal é aquela flexível, facilmente readaptada às constantes nuances do dia a dia.

Os aspectos normativos devem ser substituídos pelo critério do ajuste constante entre cada organização e o seu meio ambiente e a tecnologia, expressando assim, uma das características mais marcantes da Teoria Contingencial, que é o deslocamento do eixo de atenção para fora da organização.

Num momento em que administrar está se tornando cada vez mais uma arte num mundo em constante mutação, a cada dia existem menos receitas duradouras.

Teorias complexas elaboradas por brilhantes gurus, e respaldadas por fortes esquemas mercadológicos se contrapõem às idéias simples que têm sido aplicadas com sucesso em diversas organizações.

A Teoria Contigencial fortemente incorporada nas pequenas, médias e grandes organizações, é sem sombra de dúvida, o caminho a ser seguido para se conseguir resultados positivos; pois sempre haverá o desafio de se encontrar soluções simples e vantajosas para todos, ou sejam: clientes, fornecedores, funcionários e acionistas.

Importante é não esquecer da infra estrutura necessária; recursos humanos, tecnologia, maquinário, instalações, etc pois a perfeita harmonia entre estes fatores aliado ao comprometimento de funcionários e acionistas implicará no processo ideal, o Ganha-Ganha, e não no tradicional Ganha-Perde.

Não temos fórmulas, mas respeito, ética, espírito empreendedor, compromisso, flexibilidade e para nortear tudo isso, metas claras e definidas, são com certeza um agradável caminho a ser seguido pelas atuais organizações.

Mônica Nabuco
( lmnabuco@baydenet.com.br)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Teoria da contingencia
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Fórmula derruba teoria da formação das galáxias
» Teoria dos números
» IME - Teoria dos números
» Teoria dos Números
» Teoria dos números

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ADMINISTRAÇÃO - FACE :: Matérias do 2º Semestre :: Teoria Geral da Administração II-
Ir para: