ADMINISTRAÇÃO - FACE

FÓRUM CRIADO PARA INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACE
 
InícioInício  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Estratégia

Ir em baixo 
AutorMensagem
licia



Número de Mensagens : 22
Data de inscrição : 19/02/2008

MensagemAssunto: Estratégia   Ter Out 07, 2008 5:42 pm

[Os princípios fundamentais de Sun Tzu

Aprenda a lutar. A competição é inevitavél nas nossas vidas. Contudo, a competição só deve acontecer quando exite algo importante a ganhar ou quando se está em perigo. Além disso, em situações de competição nunca deve permitir que as emoções governem as suas acções. As emoções ofuscam a razão e destroem a objectividade.
-Seja um bom líder. Sun Tzu considerava a liderança determinante para o sucesso e Confúcio, seu contemporâneo, acreditava que existiam sete características fundamentais para uma liderança efectiva: autodisciplina, objectivo, responsabilidade, conhecimento, exemplo e espírito de equipa e entreajuda (César, Jesus Cristo, Roosevelt e marsall revelaram possuir estas características).A estas sete, Su Tzu acrescentou cinco: timidez, egoísmo, emotividade, audácia e preocupação com a popularidade.
-Avance na hora certa. Todas as vantagens competitivas são boas desde que postas em prática. O planeamento é importante, mas as acções são a fonte do sucesso. Sem a acção o planeamento é um exercicío estéril. Sun Tzu declara que as vantagens competitivas surgem criando oportunidades favoráveis e depois actuando sobre estas oportunidades no momento certo. Mas Sun Tzu aconcelha a controlar o desejo de actuar.Saber como vencer não significa a vitória. Actue quando é oportuno e pare quando deixa de o ser.
-Recolha toda a informação. Para Sun Tzu a informação, ou a falta dela, determinam o sucesso. Na sua opinião, desde que a informação certa esteja disponivél, a vitória está assegurada. Fundamental é saber recolher informação e partilhá-la. A recolha de informação permite tomar boas decisões e a sua partilha orienta a competição.
-Conte com o pior. Uma preparação adequada é fundamental para não ser vencido.O importante não é ter elevado número de homens, mas saber usar os que tem par atacar os pontos fracos do inimigo. Porém, conte com o pior e preparece para esse cenário.
Actue rapídamente. Uma vitória rápida é o objectivo da competição. O factor mais importante é a rapidez. Para ganhar uma batalha actue de forma simples. Os métodos simples são eficazes e menos dispendiosos. A rapidez e a inovação são as chaves para se manter na liderança.Use uma serie de tácticas simples e use-as bem e verá as probabilidades de vencer a competição aumentarem.
-Não deixe rasto. Quando as pessoas estão unidas num mesmo propósito, nenhum obstáculo conseguirá detê-las. Sun Tzu aconselha o líder a criar situações em que ele e os seus seguidores corram o risco de falhar. Quando as pessoas sabem que podem falhar se não actuarem em conjunto, tendem a manter-se mais unidas para atingirem os objectivos. A motivação e o comprometimento são as chaves da liderança. Quando enfrenta obstáculos ou desafios, o líder deve concentrar a atenção dos seus seguidores nos benefícios da vitória. Para o conseguir deve clarificar os objectivos e as recompensas e deve tratar bem as pessoas. O bom líder é o que empurra os seus seguidores para a frente e depois queima as pistas que ficam para trás.
-Use a inovação como arma. Sun Tzu alerta que na guerra existem apenas dois tipos de táticas: as esperadas e as inesperadas. Os bons comandantes sabem combinar ambas consoante as situações, mas não há dúvida que as tácticas inesperadas criam maiores oportunidades de vitória. Tácticas inesperadas ou inovadoras apanham o inimigo de surpresa. A inovação é a única arma que o torna invensivél. E a inovação não é necessariamente complicada nem díficil. Os programas de qualidade total demonstraram como simples operações de aperfeiçoamento podem marcar a diferença no desempanho. Os executivos que revelarem talento e souberem encorajar os colaboradores a implementar ideias inovadoras têm recursos infinitos em situações de competição.
-Organize as tropas. Organização, treino e comunicação são os fundamentos do sucesso. Se organizar treinar bem as pessoas conseguirá controlar a sua acção durante a batalha. Se não deixar os objectivos claros, as pessoas vão falhar no momento crucial. Pelo contrário, quando as expectativas são claras e a organização adequada aos objectivos, as pessoas confiam no seu líder e seguem-no mesmo nas circunstâncias mais difíceis.
-Confunda o inimigo. A melhor estratégia é a surpresa. Ela deve ser tão subtil que nem o inimigo nem os seus próprios guerreiros a desvendem. Se a sua estratégia for um mistério ninguém conseguirá preparar o ataque. O facto do seu inimigo só conseguir reagir depois do ataque já lhe dá uma grande vantagem. Como dizia Sun Tzu:« De que interessa o inimigo ter muitos recursos? Se eu controlar a situação, ele não os consegue usar.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Estratégia
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Novo documento expõe a estratégia abortista
» estratégia do inimigo para contaminar a vida dos cristãos
» Evangelismo Estratégico
» Estratégia produtiva
» Os perigos do Acordo Brasil-Vaticano

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ADMINISTRAÇÃO - FACE :: Matérias do 2º Semestre :: Teoria Geral da Administração II-
Ir para: