ADMINISTRAÇÃO - FACE

FÓRUM CRIADO PARA INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACE
 
InícioInício  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 A ECONOMIA BRASILEIRA HOJE

Ir em baixo 
AutorMensagem
Ronaldo

avatar

Número de Mensagens : 8
Idade : 31
Localização : Taperoá-ba
Data de inscrição : 17/02/2008

MensagemAssunto: A ECONOMIA BRASILEIRA HOJE   Seg Set 08, 2008 4:14 pm

A ECONOMIA BRASILEIRA HOJE


"O Brasil, ao longo do tempo e em diferentes governos, ao marginalizar a educação formal, o ensino profissional e a pesquisa, limitou a modernização, abastardou a competitividade e, em conseqüência, perdeu a visão do desenvolvimento econômico, auto-sustentável, como projeto hegemônico permanente. Perdeu o seu tempo, ao crescer marginalmente, nos últimos 20 anos. Aceitou, assim, a mediocridade do subdesenvolvimento imposto por sistema e hábitos políticos que dominam o Poder Executivo e toda a vida nacional, com visão personalista, cartorial, eleitoreira e de curto prazo.

Nesse quadro, ainda presente, dificilmente se pode esperar, em curto e médio prazos, o benefício de reformas político-institucionais macroeconômicas, capazes de aliviar o peso absurdo do Estado brasileiro sobre a sociedade, e abrir caminho para a modernização e a desburocratização do país, condição para alcançar maior capacitação competitiva, que estimule o crescimento econômico e viabilize a desejada inserção internacional como instrumento da sustentação do crescimento e não fator para o seu aviltamento." Forum Nacional 2007 - Debates


O Brasil conseguiu crescer em média 6 % ao ano entre 1930 e 1980 e assim triplicou no período sua participação no PIB mundial. Já entre 1981 e 2006, a economia brasileira perdeu muito de seu dinamismo, expandindo-se apenas 2,1 % ao ano, em média.


A conseqüência foi o País ver encolher de 3,9 % para apenas 2,7 % do PIB mundial nesses 25 anos absolutamente perdidos. Voltar a crescer com força tornou-se uma prioridade a partir de 2007.


O crescimento do País em 2006 foi pífio, de 3,7 %. Já em 2007, o índice chegou a algo como 5,4 %.


Com o desempenho limitado e conservador do Governo Lula desde 2003, as expectativas internacionais em relação à Economia do BRASIL puderam mudar para melhor, mas somente com visão de longo prazo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://gallerysblog.com
 
A ECONOMIA BRASILEIRA HOJE
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Tema: "O vazio da atual cultura brasileira."
» Revista Profecia para Hoje
» Os enigmas para os judeus nos dias de hoje!?
» Quem é o povo de Deus hoje? A igreja ou Israel?
» Porcentagem - (cursam economia)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ADMINISTRAÇÃO - FACE :: Matérias do 2º Semestre :: Economia Brasileira-
Ir para: