ADMINISTRAÇÃO - FACE

FÓRUM CRIADO PARA INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACE
 
InícioInício  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Discussões sobre o filme "O corpo"

Ir em baixo 
AutorMensagem
Arnaldo



Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 29/08/2008

MensagemAssunto: Discussões sobre o filme "O corpo"   Sex Ago 29, 2008 12:35 pm

Olá gente, na semana passada assistimos o filme, cuja a sinopse encontra-se abaixo:
Durante uma expedição, uma arqueóloga (Olivia Williams) encontra corpo crucificado, cujas evidências, apontam que ele é do primeiro século antes de Cristo. Ao saber do corpo, o Vaticano envia um padre (Antonio Banderas) que tem por objetivo investigar se o corpo encontrado seria de Jesus Cristo, que viveu exatamente nesta época. A ameaça de que as suspeitas estejam corretas poderá abalar a Igreja Católica - em função de que como Cristo ressuscitou o seu corpo não poderia está na Terra.
A partir das suas descobertas redescobertas acerca das discussões sobre a produção do conhecimento científico e do conhecimento religioso, segue as seguintes provocações:
  • a) Que evidências foram apresentadas no filme que justifique a possibilidade de que o fato pode ser elemento (objeto) da análise da ciência?
  • b) Qual o debate acerca das discussões sobre o fato a partir das duas concepções sobre conhecimento?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Aurélio
Admin
avatar

Número de Mensagens : 52
Idade : 35
Localização : Valença - BA
Data de inscrição : 14/02/2008

MensagemAssunto: Re: Discussões sobre o filme "O corpo"   Dom Ago 31, 2008 12:10 pm

  • O objeto pode ser analisado pela ciência por se tratar de uma ossada, e os métodos dos quais a ciência dispõe para definir datas, épocas e períodos nesse caso são os mais confiáveis. Por isso há toda aquela preocupação em conservar o local do achado para que nenhum fator externo possa alterar o resultado final.
    A ciência nesse caso tem uma importância crucial, pois sempre se apóia baseada em fatos, sendo totalmente imparcial. Analisar o objeto sob o prisma cientifico diminui drasticamente as margens de erro e dúvidas.

  • No filme pode-se perceber naturalmente uma relação de antíteses entre as bases do conhecimento cientifico x religioso. O choque entre essas duas formas de conhecimento ficam evidentes chegando a embates extremos em alguns momentos. É muito difícil estabelecer uma linha de contato entre fé e razão, enquanto um se baseia em fatos concretos o outro apela para o lado espiritual e abstrato.
    Durante a trama podemos perceber como é tênue a linha entre o que falso ou verdadeiro, podemos definir que a própria verdade é um fator multifacetado, pois depende literalmente do ângulo pelo qual estamos observando o fato.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://admface.forum-livre.com
FABIO

avatar

Número de Mensagens : 13
Idade : 41
Data de inscrição : 16/02/2008

MensagemAssunto: Re: Discussões sobre o filme "O corpo"   Seg Set 01, 2008 9:44 am

• O filme, inicialmente apresenta uma série de evidências que apontam a possibilidade do corpo mencionado ser o de Jesus: vestígios de pregos nos pés e mãos, encontrado em túmulo de ricos, encontrado no túmulo uma moeda Pilatos, ossos inteiros, e posteriormente foram encontrados vários outros indícios. E, somente a análise da ciência, tem a possibilidade de comprovar se tal suspeita tem fundamento, através de métodos científicos como comparações, para identificar a data da morte. Uma parte no filme que pode exemplificar é quando foi chamado um especialista (legista), e este descobre que a ossada é de um homem, que a cabeça foi ferida com algo pontiagudo não-metálico, descobre nos ossos marcas de ferida feita por lança, entre outros fatos, que só poderiam ser identificados através da ótica cientifica.
• É constante no filme o embate entre o conhecimento cientifico e o conhecimento religioso, razão X coração. Enquanto a ciência se apóia nos fatos, a religião se utiliza da fé, e a fé é incontestável, pois não é baseada em um sistema racional de provas. O que eleva este debate são os interesses envolvidos, e cada parte se utiliza dos seus métodos para impor a sua “verdade” sobre a outra. Vale destacar que deste debate participa direta e indiretamente uma terceira parte: a política.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
rainancosta



Número de Mensagens : 1
Idade : 30
Data de inscrição : 20/08/2008

MensagemAssunto: Re: Discussões sobre o filme "O corpo"   Seg Set 01, 2008 4:50 pm

Like a Star @ heaven Desde quando se tenha um estudo para analisar e comprovar os fatos que estava acontecendo no filme, podemos dizer que é uma ciência, pois foi mostrado no filme vários pesquisadores para estudar o corpo que possivelmente fosse de Jesus Cristo, no qual eles descobriram que a idade do esqueleto, as marcas da crucificação, o tamanho do esqueleto, a coroa de espinhos e ate mesmo o local onde o corpo dele foi guardado... Batia com o suposto corpo. Graças ao estudo e a comprovação tudo se esclareceu. Mostrando no final do filme que um pai enterrou seu filho e pediu a Deus que assim como ele levou Jesus ele levasse o teu filho.

Like a Star @ heaven tem o conhecimento cientifico e o religioso. Esses dois conhecimento entravam em choque constantemente. A ciência é tida mas pelo lado da razão e o religioso pela fé, então, logo quando os cientistas começaram a estudar os fatos e descobrir que tudo levava a ser o possível corpo de Jesus, os religiosos se incomodaram muito, pois caso a ciência comprovasse sua suposição a religião católica entre outras estariam seriamente comprometidas, foi tanto, que a igreja católica tentou encobrir as suposições para não abalar a Fé e não ser destruída!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ana rita



Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 19/02/2008

MensagemAssunto: Re: Discussões sobre o filme "O corpo"   Qua Set 03, 2008 11:48 pm

* Há muitas evidências, como por exemplo, as marcas de lança no corpo,furos de espinhos no crânio, o local onde estava sepultado, pois na quela época só pertencia a ricos ser sepultados em tumulos, a moeda de Pilatos encontrada e a idade do mesmo que apontava ser do primeiro século antes de Cristo, além de ser crusificado.

* Entendir que para a igreja católica se essa descoberta fosse real o cristianismo acabaria, por isso o vaticano resolve mandar alguém de sua inteira comfiança que seria o padre Antônio Bandeiras, para investigar se era realmente o corpo de Jesus, como a arqueologa Olivia wellians, encontra muitas evidências o padre Bandeiras por algum instante acredita ser o corpo de Jesus e sai desesperado pra conversar com opadre Lavelle onde o mesmo comete um suisídio.Para a ciência seria mais uma de suas descobertas com exito, mas a Fé seria abalada, e acredito eu que seria muitos suisídios poque o vaticano não iria aguentar tanta presão.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ronaldo

avatar

Número de Mensagens : 8
Idade : 31
Localização : Taperoá-ba
Data de inscrição : 17/02/2008

MensagemAssunto: Re: Discussões sobre o filme "O corpo"   Qui Set 04, 2008 2:08 pm

.Ciêntificamente falando é impossivel falar acerca de uma ossada que não existe,pois a história judaica e religiosa diz e relata que foram três dias para a resureição após a sua morte pelos pecadores.A ciência em si se confunde em fala disso pois é notório que a sua ossada não foi encontrada no sepulcro onde o colocaram.Isso pra mim é mutivo de acreditar mais ainda de que o que prego é verdade,que ele estar vivo e em breve vem buscar sua igreja.



.O conhecimento ciêntifico e os estudos religiosos são muito complexos quando se trata de um assunto como esse.Eu acho que a ciências com seus estudos comhecimentos e fontes para um estudo base de certo assunto como tal. As evidêcias ciêntificas afirmam que ele não vive,(Alan KARDECK)diz que eleé um espírito superior.Eu em fim afirmo que ele estar nos céus dos céus além do que o homem pode ver.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://gallerysblog.com
jailson_



Número de Mensagens : 1
Idade : 32
Data de inscrição : 06/03/2008

MensagemAssunto: Re: Discussões sobre o filme "O corpo"   Qui Set 04, 2008 4:17 pm

1- O filme mostra claramente que o fato é objeto de estudo da ciência,pois após a descoberta do corpo,todas as evidências apontavam que era de Cristo.No entanto a ciência se basseia em fatos e provas concretas, e para comprovar se o corpo, era ou não de Cristo ,se fez necessario invertigações, e nestas foram usados objetos como:uma moeda, um jarro,sementes encontradas na parede de argilae,e os ossos; todos estes encontradas no tumulo, o objetivo era descobri a data do sepultamento e para isso foi usado também o carbono14,vale lembra que um dos investigadores foi capaz de descobri que havia marcas de objtos pontiagudos no crânio( cabeça) do corpo em estudo, também foi detectado que ele foi ferido por uma lança .Então! descobrir tudo isso após tantos anos da morte de uma pessoa, só seria possível com o uso da ciência.


2- É notável no filme a disparidade entre a ciência e a igreja, pois a primeira se basseia em fatos concretos e provas a outra por sua vaz na fé.No início se percebe a preucupação da igreja;pois as invertigações comtradiz tudo que a igraja havia pragado, então! se comprovado o fato a igrega estaria em decadência, daí a preucupação dos liderse religiosos.No entanto se percebe ,que tudo aquilo para quem de fato crê que cristo ressucitou, seria apenas algo sem importância.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Weyden Barros

avatar

Número de Mensagens : 2
Idade : 40
Localização : Valença - BA
Data de inscrição : 15/02/2008

MensagemAssunto: Re: Discussões sobre o filme "O corpo"   Qui Set 04, 2008 4:39 pm

  • Com as provas encontradas pela ciência ficou claro que o Corpo apresentava vestigios como, idade e tamanho do esqueleto que era de 33 anos que por sinal foi a idade da morte de Cristo, marcas da crusificaçãoque, vestigios de perfurações na cabeça que poderiam ser da cora de espinhos e uma moeda encontrada na tumba que era daquela época.
    Porém ao final do filme os fatos revelaram que o corpo não era de Jesus Cristo e sim de uma pessoa que foi morto da mesma forma que Cristo.


  • Senhores, quando tratamos de fé e ciência, não podemos esquecer que a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus. Por mais que a ciência tente explicar o possível ou o impossível ela jamais poderá afirmar a existência do sobrenatural divino, pois mediante as constantes descobertas até hoje nada foi comprovado acerca da possível evidência que comprove a descoberta do corpo de Cristo, " J 1:1 no principio era o Verbo e o verbo estava com Deus, e verbo abitou e se fez carne entre nós", com base neste versículo extraído do livro de João da Santa Escritura da Bíblia Sagrada, podemos entender que Deus e Cristo são uma única pessoa na Trindade, dessa forma apatir do momento que a ciência tenta explicar que o corpo era de Jesus Cristo, ela está afirmando a não existência de Deus. Em algum momento do filme o corpo apresentado mostra um certo conflito entre ciência e religião pelas evidências que levavam ao fato que o corpo seria de Jesus Cristo, o fato interessante nesse tópico é que a Ciência queria provar e levar por terra todas as tradições religiosas, e por sua vez os Dogmas religiosos queriam mostrar a farsa acerca do falso profeta...
    A questão é polêmica porém devemos ter o maximo de controle nas palavras proferidas acerca de qualquer assunto pois o entendimento é fundamental para uma boa afirmação....
    Abraços.....
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
welson maximus

avatar

Número de Mensagens : 2
Idade : 37
Localização : valença
Data de inscrição : 17/02/2008

MensagemAssunto: Re: Discussões sobre o filme "O corpo"   Seg Set 08, 2008 5:44 pm

a) A ciencia é totalmente neutra e busca resultados atraves de um escopo ela se vale de fatos e evidencias.O local foi logo isolado para não haver nem um vestigio novo que podesse atrapalhar a envestigação.Tudo foi levado em conta as marcar dos espinhos na cabeça ,os cravos na mão, o ferimento nas costelas ,a idade daquela ossada fazendo com que a margem de erro seja sempre baixissima.


b) pode-se observar um choque muito forte entra a fè e a razão.Onde de um lado é usado toda uma metodologia e que trabalha com fatos ,do outro uma parte que embaza-se principalmente pela parte abstrata a fé.Então a questão era muito forte porque se a razão(ciencia)compravasse que era o corpo de Cristo a fè(igreja)perderia milhares de seguidores e acabaria com a igreja.E ainda existia o lado politico que tambem é evident no filme.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Thaís



Número de Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/02/2008

MensagemAssunto: Re: Discussões sobre o filme "O corpo"   Qui Set 11, 2008 9:38 am

Like a Star @ heaven Há elemento (objeto). Haviam todas as evidências que apontavam e indicavam "aquele corpo" como "o corpo". Então, até uma prova concreta e que diferenciasse aparecesse, era praticamente impossível ir contra os fatos, pois o fato era que aquele corpo, cientificamente, era o mesmo do referido. Claramente falando, todas as marcas e formas comprovavam, ou melhor, desmentiam uma crença levantada sem provas.
Like a Star @ heaven Sobre o espiritual e o científico.
Quem defendia o espiritual, defendia cegamente, mesmo sem provas concretas. Acreditavam e tinham uma fé inabalável, uma crença firme. Era o ser supremo, a autenticidade e magestade de um ser divino que para eles não poderia vir a cair por causa dos estudos científicos. Por outro lado, a ciência avassaladora e invasiva, que vem sem pedir licença, desposta a desmanchar e derrubar qualquer teoria ou fonte de pensamento. Ela busca a verdade incondicional, a comprovação dos fatos. Então a religião e a ciência são duas fontes ricas de conhecimento, mas uma tenta comprimir a outra. Pois o que a ciência não convém a religião não explica.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
FABIO

avatar

Número de Mensagens : 13
Idade : 41
Data de inscrição : 16/02/2008

MensagemAssunto: Re: Discussões sobre o filme "O corpo"   Qui Set 11, 2008 9:53 am

Suspect No filme vimos uma disputa implacável entre religião e ciência.
Muitos indivíduos são movidos e baseam suas vidas inteiramente pela fé, ao passo que outras dedicam-se a ciência.
Haveria forma de conciliar as duas, ou sempre vai haver este embate?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Aurélio
Admin
avatar

Número de Mensagens : 52
Idade : 35
Localização : Valença - BA
Data de inscrição : 14/02/2008

MensagemAssunto: Re: Discussões sobre o filme "O corpo"   Qui Set 11, 2008 6:35 pm

FABIO escreveu:
Suspect No filme vimos uma disputa implacável entre religião e ciência.
Muitos indivíduos são movidos e baseam suas vidas inteiramente pela fé, ao passo que outras dedicam-se a ciência.
Haveria forma de conciliar as duas, ou sempre vai haver este embate?

É impossível estabelecer uma linha de contato entre fé e ciência. Ambas são muito opostas e se baseiam em preceitos mto diferentes. Ou a ciência faz concessões pra abranger fatos da fé ou vice-versa, portanto, desde que haja mundo e homens essa perene discussão permanecerá...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://admface.forum-livre.com
Camila Soares de Jesus



Número de Mensagens : 1
Data de inscrição : 12/09/2008

MensagemAssunto: Re: Discussões sobre o filme "O corpo"   Sex Set 12, 2008 5:19 pm

A prova que era procurada no filme pela cientista eram os ossos que poderiam ser de Jesus. Porém houve um problema entre igreja e ciência e então começaram uma espécie de disputa mesmo a igreja tendo medo dos ossos serem de Jesus.
Mas no final foi comprovado que os ossos não eram real,ente de Jesus.
Acredito que sempre haver essa disputa entre igreja e ciência, pois a ciência vai continuar tentando reverter o que diz a bíblia ou descobrir o que realmente aconteceu na fprmação do mundo e outros aspectos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Vênus

avatar

Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 07/03/2008

MensagemAssunto: Re: Discussões sobre o filme "O corpo"   Dom Set 14, 2008 6:05 pm

O filme retrata uma grande descoberta arqueológica, supostamente sendo do Corpo de Jesus Cristo, surgindo apartir daí grandes conflitos. Conflitos da Igreja Católica Apostólica Romana com a Ciência – se a ciência comprovasse que o corpo era realmente de Cristo a Igreja e em conseqüência a fé católica estariam ameaçadas.
Pude perceber também por trás da religião interesses políticos – o que acontece até hoje em muitas religiões, homens que se escondem por traz de uma instituição religiosa para satisfazer seus próprios interesses.
Outra coisa que analisei no filme foram a busca por evidências que levassem a crer que o corpo era realmente de Cristo, como o uso do carbono 14 e outros métodos de pesquisa avançados que avaliaram a idade cronológica do achado.
No final do filme vimos que mesmo com tantas evidências o corpo não era realmente de quem se pensava ser e sim do filho abastado de um seguidor do Cristianismo que queria que seu ente querido fosse sepultado tal qual Jesus Cristo. Isso nos leva a crer que nem tudo é o que parece ser , mesmo em meio a evidências cientificas, tudo pode ser contestado. E quando se tratar de fé e religião, ambas de cunho sobrenatural não se pode concebê-las através de fatos, pois só o coração e o achismo podem dizer a verdade de cada um.


Abraços

Rosana Mota
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Vênus

avatar

Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 07/03/2008

MensagemAssunto: Re: Discussões sobre o filme "O corpo"   Dom Set 14, 2008 6:15 pm

Acredito que chegará o dia que em meio a tantos fatos inexplicáveis...a ciência acabará aceitando a existência de uma força suprema sobrenatural (Deus) a qual a ciência e os homens nunca poderão estudá-la e sim respeitá-la.


Rosana Mota
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ana rita



Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 19/02/2008

MensagemAssunto: Re: Discussões sobre o filme "O corpo"   Seg Set 15, 2008 4:59 pm

study O filme mostra algumas evidências, como as perfuraçãoes no punho, e nos pés, registradas nos ossos com a oxidação do material (prego) que perfurou o corpo com vida, após a visita de um legista a comprovação de que haviam marcas no crânio de um objeto perfurante, que não fosse metal nem ferro, a moeda encontrada próxima do local onde o corpo estava e o fato do corpo não ter sido queimado aumentou as evidências.
Durante todo o filme foi possível constatar um grande debate entre a religiaão e a ciência. Por um lado a fé não pode ser explicada e quando se tenta fazer isto as consequeências tendem a ser desastrosas, pois é preciso apelar para a ciência, cujo intuito é geralmente provar um fato se utilizando de provas sustentáveis, ou seja, não deixar dúvidas pelo menos até que outras provas mais fortes desbanque as anteriores. E do outro a Ciência buscando provas para evidenciar com os fatos encontrados, sem se preocupar com os enteresses religiosos e até político, que também passeavam pelo cenário.

CELIDALVA ( Cely )
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ronaldo

avatar

Número de Mensagens : 8
Idade : 31
Localização : Taperoá-ba
Data de inscrição : 17/02/2008

MensagemAssunto: discusão do filme o corpo   Sex Set 19, 2008 2:06 pm

Temos muitas religiões na sociedade em que vivemos em meio ao século XXI, como cristianismo, budismo, judaismo, religiões mosaica e etc.Mas a ciências permanece instável sempre que com suas descobertas mas sempre a mesma.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://gallerysblog.com
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Discussões sobre o filme "O corpo"   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Discussões sobre o filme "O corpo"
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Filme "Jogos Vorazes": Segredos revelados sobre a Nova Ordem Mundial
» Indicação de Filme: "Os Adventistas"
» A última batalha-Filme completo.
» O "Big Bang" o Que É (em 10 frases apenas).
» conspiração? existe?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ADMINISTRAÇÃO - FACE :: Matérias do 2º Semestre :: Metodologia da Pesquisa Científica-
Ir para: